quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Turma da Tarde - Primeiras(os)...





Olá, aqui estamos...
Com um pouco de atraso escrevemos sobre a nossa turma da tarde.

Somos todos JoVeNs UrBaNoS, desde de os educandos até o educador, que por diversas vezes foi e tem sido confundido com os educandos, o que é ótimo, sinal de que estou bem cuidado, sim sou eu, Fernando, educador da tarde que estou escrevendo.

Vamos falar das primeiras(os): impressões, explorações, experimentações, conceitos...

Os conceitos de inicio pareceram um tanto estranho ao jovens, dificil diferenciar um "passeio na cidade" de uma "exploração ao centro", dificil criar um outro conceito de olhar, uma maneira mais atenta de ver o mundo que nos cerca, e uma "experimentação"? É de comer? É de usar? Hahaha perguntas que apareceram e que aos poucos serão compreendidas por eles, o que é importante é que eles sabem que não é de comer, nem de usar (de uma certa maneira), agora o termo mais "facil": produção = "ahh é so fazer né?", um pouco mais que isso, planejar, organizar, varias etapas até o "só fazer né...

As explorações começaram pelo bairro, onde os educandos (para diferenciar, ja que o educador é um jovem...) pensaram e discutiram quais seriam os locais pertinentinentes de visitação na comunidade, tendo como um norte os territorios apresentados no programa, só para lembrar: territorio das letras, da saúde, do trabalho, da cultura e do lazer, formulando a partir de tal discussão um roteiro desenhado, de maneira muito original, pelo Andrew (foto ao lado).

Percorremos todo o trajeto proposto, isso feito depois de termos trabalhado a questão do olhar e de uma outra maneira de encararmos os locais pelos quais passamos em nossa rotina e o resultado foi muito bom e polemico.

Depois fomos conhecer o coração de onde vivemos, melhor, fomos ter uma visão panoramica da nossa cidade, quer dizer, de uma pequena parte dela, exploração que foi impressionante e impactante, que trouxe diversas impressões, das quais falaremos agora.

As impressões agora são representadas nas cartografias, conceito utilizado pelo programa que foi e será constantemente trabalhado com os educandos ao longo da jornada. Essas cartografias nos mostraram varias coisas interessantes, como olhares atentos a tudo que acontecia ao redor durante todo o percursso, tanto no bairro, como no centro, visões que convergiam e também divergiam umas das outras, e que foram apresentadas através de imagens, textos (poucos) e desenhos e discutidas na turma...
Em breve traremos amostras fotograficas das cartografias produzidas pelos jovens.

E as experimentações? Já? Sim, porque não? Mostramos aos educandos o que é uma experimentação, fizemos uma estampa de camiseta do PJU com uma lixa, como funciona?
Simples, materiais: camiseta (sem estampa), uma lixa 100, giz de cera, folhas de sulfite e um ferro de passar roupa.
Como se faz: primeiro pintamos a lixa (no nosso caso UJP, lembrando que o P estava invertido) e em volta do nome, depois colocamos uma folha de sulfite por dentro da camiseta no local que sera estampado para que a estampa não passe para as costas da camiseta, colocamos a lixa com o lado pintado para a camiseta, uma folha de sulfite em cima da lixa e por fim passamos o ferro até que o giz fique na camiseta (a parte de cima da lixa fica com um aspecto de molhado) e pronto!!!!

Você possui uma camiseta com estampa caseira, viram? isso é experimentar, é aprender uma técnica e coloca-la em pratica, entenderam? Sim professor!!! huauhuaa, ja disse que é fernando, não professor.... e assim fizemos nossa primeira experimentação.

Esse foi o resumo das tres primeiras semanas, resumo mesmo, pois fizemos diversas atividades como discurtir textos, conceitos, analizar musicas, trocar ideia sobre o bairro, sobre o olhar, sobre cartografia, experimentamos e exploramos...

Prazer!!! jOvEnS uRbAnOs da CaSa dos MeNiNoS, turma da TaRdE!

Um pouco grande, um pouco cansativo, porém acredito que suficiente para apresentar de forma resumida o que fizemos nessas tres semanas.

Fernando Cruz -> Educador Turma da Tarde Casa dos Meninos

Um comentário:

  1. Que bacana, espero que esta turma permaneça firme e forte nos proximos 13 meses.
    Um grande abraço a toda essa galera que faz o PJU.

    Bjssssssssssssssssssssssssss

    Elisangela (Educadora - Comundade Cidadã)

    ResponderExcluir