segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E em 2010

Olá a tod@s, estamos começando mais um ano e mais um periodo no Programa Jovens Urbanos, depois de um recesso voltamos ao dia a dia do programa.

A postagem demorou um pouco por culpa do educador, que ainda está entrando no ritmo do ano novo, mas essa volta demorada, essa dificuldade pra recomeçar o ano não é exclusiva do educador, aparece principalmente nos jovens, que apesar das amostras de saudades dos colegas e do programa, ainda relutam, mostram uma "certa preguiça" para fazer as atividades e funcionam somente com muito incentivo.

Falemos das duas primeiras semanas desse "velho" ano novo.

Na primeira semana, nos dias 12 e 13 foram realizadas as seguintes atividades: uma rodada de conversa sobre o periodo que se iniciava naquele dia, Vidas na Cidade, sobre a ideia de trabalhar a identidade dos jovens em todos os ambitos da Cidade, tanto no Bairro como no centro e a importancia que eles possuem na construção da historia da Cidade.
Após essa rodada de conversa, houve uma avaliação por escrito do periodo de adesão, onde cabem destacar alguns pontos:
A importancia que teve trabalhar o olhar diferenciado nos jovens, que estão "fazendo uso" dessa nova "ferramenta" que sempre os acompanhou, mas que estava desativada;
A importancia das explorações;
E ter aprendido a utilizar o transporte publico;
E mais algumas outras.


No dia 14 fizemos uma exploração a avenida Paulista, um pouco prejudicada pela chuva sim, mas nem por isso mal sucedida, atravessamos toda a Av. embaixo de uma garoa caracteristica de São Paulo com a intenção de identificar nessa explorção possiveis historias juvenis em um espaço controlado pelo dinheiro e pela correria cotidiana.




Tivemos a sorte de no vão livre do MASP estar acontecendo uma esposição a céu aberto do artista Abelardo Dahora, os jovens curtiram muito a exposição, porém não perderam a oportunidade de tirarem fotos engraçadas com as esculturas e assim revelar o tipo de relação que eles possuem com "a arte". A exploração terminou no parque Trianon.



Na segunda semana, no dia 19 fizemos uma introdução sobre as escolhas das experimentações e uma atividade que identificasse os gostos e as habilidades que os amigos reconheciam nos jovens e que os jovens reconheciam em si, apesar das brincadeiras e das piadas a atividade teve um otimo retorno.

No dia 20 foi feita a apresentação das experimentações ao jovens, a escolha deles e uma introdução a atividade de quinta-feira. Na escolha das experimentações houve uma certa diversidade, algumas influenciadas por amizade apesar de todas as dicas e muitas interessadas por uma futura profissão.

Na quinta feira dia 21 a seguinte atividade foi passada aos jovens, para reconstruir a historia do Bairro e a historia das pessoas do bairro, os jovens foram divididos em grupos e nesses grupos eles deveriam entrevistar ao menos duas pessoas do bairro que contassem sobre a historia do bairro e suas historias no bairro. O resultado da atividade so na proxima semana.

Agora segue uma avaliação das duas primeiras semanas, feita pelo Jonathan, jovem da turma da tarde:
"Bom nós fizemos uma exploração para a paulista e foi muito bom por q nós conhecemos melhor av. paulista conhecemos tambem o masp museu de artes de são pulo lá nós vimos exposição de algumas estatuas do museu e tambem fomos no parque da paulista.
Terça-feira nós fizemos uma atividade de algumas pergunta sobre o projeto pju, quarta- feira escolhemos experimentaçoes que tambem fazem parte do projeto que pode nos ajudar no nosso projeto dos 4 ultimos meses de programa.
Quinta-feira fizemos uma entrevista com duas pessoas q mora mais tempo no bairro da malvina para descobrir como surgiu a malvina, e foi bom fazer essa entrevista porque deu pra saber um pouco mais de como era a malvina antigamente. "

Desculpem pelo post muito grande, os próximos serão semanais.

Abraços

Fernando Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário