segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E na semana passada...

Eai tá calor né?

Vixi, tem um sol pra cada um, essa semana vai ser tensa... e foi.

Ola td bem?
Estamos de volta para contar o que aconteceu com a turma da tarde na semana passada, por ordem dos dias, com muito calor em todos eles, esse tal de El Niño é danado mesmo hein, depois de deixar a gente quase o ano inteiro mofando com tanta chuva, agora quer deixar a gente seco com tanto sol, mas fatores climaticos a parte, tivemos uma semana atipica no jovens urbanos.

Na terça feira recebemos o educar Pedrinho do IPJ para nossa oficina de planejamento, nós tinhamos que organizar uma recepção ao educador, e o fizemos, da maneira mais descontraida e relaxante possivel, dinamica? não, aqui quem chega dança e dança com todo mundo, porque aqui é tudo junto e misturado, e quem não dança, segura na rima, pena que o audio tenha ficado baixo, mas dançamos ao som de Nego Drama dos Racionais MCs, escolhida pelos jovens.



Depois disso e de uma breve aprensentação das produções ja feitas e da Instituição pelos jovens, o Pedro pode então começar a oficina, se apresentou e interagiu através do rap da apresentação.

Depois deu inicio de fato a oficina com os Jovens, explicou a intensão da oficina e como se daria tal oficina, que os jovens colocariam suas opniões e vontades e que tal planejamento seria levado ao cenpec junto com os dos outrso 480 jovens, para então ficar um unico plano participativo que voltaria para eles validarem esse planejamento, bom não vou entrar em detalhes da oficina, mas a parte do J foi isso.


Depois a Coordenadora Suzana apresentou as propostas do programa, que correspondiam ao P, para que os jovens penssasem o que dentro do que eles propuseram caberia no U, para tal o Pedro fez a dinamica da roda viva, os jovens conversaram e curtiram muito a dinamica, após a dinamica os jovens se reuniram em grupo e pensaram no que colocariam no U, apos colocarem as suas ideias, eles fizeram a leitura delas e houve uma discussão se caberia ou não na proposta do PJU.
Depois dessa conversa, devido ao pouco tempo restante, não daria para terminar a oficina, com a proposta de encaminhamento, o Pedrinho optou por fazer uma dinamica para descontração no encontro, na qual participarm todos, eu a Suzana, o Edson que chegou um pouco depois, menos os cameras, ahh sim, estavamos sendo filmados...vamos aparecer na globo? manda um abraço pro cara do globoesporte, como é: "aí sim fomos surpreendidos novamente".
E essa foi nossa oficina de planejamento, com um educador que parecia da Casa, super elogiado e super bem vindo, obrigado e volte sempre.

Na quarta feira a turma deu uma forçona pro pessoal da 4ª Edição, ajudando-os a montar a feira dos projetos, nessa atividade conversamos da importancia da organização durante os projetos e do comprometimento com os projetos até o fim e do que esperava por eles daqui a doze meses.

Na quinta feira foi a feira, hehehe, a feira da 4ª edição rolou de uma maneira muito bacana, os projetos ficaram muito bons e os jovens compareceram em massa, estavam no periodo da tarde as turmas da Casa dos Meninos, do IPJ e da AVIB, o pessoal da plugados não pode comparecer infelizmente, mas a semana terminou de uma maneira ótima e pra variar com a firme e calorosa presença dele, que nunca nos abandona:
O SOL!

Abraços.

Fernando Cruz, educador turma da tarde.
Casa dos Meninos.

2 comentários:

  1. Fernandinho,
    Que Blog gostoso de ler.
    Ler este blog nos inspira a tentar escrever o do Prainha desta maneira descontraída, sem deixar de relatar os acontecimentos do PJU.
    Se nós queremos que os jovens leiam os blogs talvez esse seja um dos caminhos.
    Bjs na luta companheira.
    Elaine, Magna e Marcelino

    ResponderExcluir
  2. E aí galera da Casa dos Meninos!!!

    Andei por aqui e gostei do blog....mas senti falta de postagens deste 2º período "Vidas na Cidade"...tô na espera, ok?

    Aquele abraço,

    Edson

    ResponderExcluir