domingo, 15 de novembro de 2009

Mais Um mês

Oi td bem?

Eai firmeza é mais sussa né? hahaha...a linguagem falada é uma coisa muito engraçada...e segue a persistencia de me chamar de professor, ja desisti de convence-lôs do contrario...

Mas vamos falar desse periodo que passou, sim claro, 15 dias novamente, uma postagem longa, falta de tempo, mas aqui estamos!!!

A cidade...é um tema complicado...
- "a cidade é o centro professor?"
-"não!!! A cidade é tudo que a gente vive, periferia e centro, nós somos a cidade, mas se o papo é entender como tudo começou, como se deu o caos, nós podemos conhecer um lugar bacana: o pátio do colégio, marco zero da nossa cidade"
- "oia deve ser dahora hein?"
- "não sei, nunca fui, vamos ver!"

E fomos, em nossa terceira exploração, detalhe que no caminho da exploração, dentro do trem, durante a passagem por um tunel as luzes do trem e do tunel estavam apagadas, e o que aconteceu? Gritaria geral!!!!!!! E quando a luz voltou um silencio acusador...hahaha foi engraçado..; voltando à exploração, no Pátio do Colégio.


No Pátio do Colégio depois de toda a formalidade de pagar a entrada, conversar que era preciso fazer silencio, colocar o adesivinho de visitante pra não pagar o banheiro, adentramos a visita. Confesso que não me lembro o nome do guia, mas enfim mandou bem, seguimos o roteiro por eles proposto, primeiro como se deu a formação da cidade, como chegaram e como começaram a construir e como foi o processo evolutivo da mesma, uma coisa que chamou a atençao de todo mundo foi saber que naquele tempo existia uma tribo indigena dos Guainaz... " ohhh nois se achando aqui professor!"

Passamos de sala e fomos conhecer o acervo sacro do museu e a cripta, tudo muito legal.... e voltamos para casa com uma ideia de como começou tudo que vivemos hoje...


Para não perder o pique na terça-feira dia 03/11 fomos ver como a cidade se apresenta no lugar onde existia a antiga tribo, em Guaianazes.

Passamos pelo Mercado Municipal de Guaianazes, depois visitamos a biblioteca Cora Coralina que desde meados de 1960 leva cultura aos moradores do Bairro, tivemos uma apresentação da biblioteca feita pela coordenadora, que nos atendeu sem termos agendado, um espaço muito importante para a comunidade, depois passamos em frente a onde era a antiga subprefeitura, a qual estão tentando transforma-la em casa de cultura e fomos ao IPJ.

No IPJ conhecemos a turma da tarde dos Jovens Urbanos, onde o educador é o Vandei, lá fizemos algumas dinamicas de integraçao, como o Rap da Apresentação: proposto e cantado pelos jovens do IPJ, A do bebê, proposta pelos jovens da Casa e que o Vandeí não deve ter esquecido...hehehe, e depois o Vandei propos a dinamica da linha... um momento muito bacana que foi prejudicado somente pelo calor tremendo que fazia...

Na quarta fizemos a cartografia da cidade como um todo, juntando as duas ultimas explorações, levantando a idéia de que a cidade é uma só, pela primeira vez a cartografia foi feita em grupo e na apresentação os grupos se separam de suas cartografias e tiveram que apresentar a do outro, exercicio bom e que deu bem certo.

No dia 05 fomos assitir ao filme Escritores da Liberdade no Céu Lajeado junto com outras duas ONGs: IPJ e AVIB, o que inviabilizou um debate no local pela quantidade de pessoas e a falta de espaço, debate que foi feito posteriormente por nós na Ong, onde ressaltamos a importancia da construção do respeito e da união dentro do grupo.

-"semana que vem tem visista técnica."

-"eita, agora o negocio vai ficar sério!"

Confesso que como minha primeira visita técnica fiquei um pouco nervoso, o que fazer? como será?

Preparamos uma exposição com as cartografias e uma apresentação realizada pelos jovens da mesma, ensaiamos, treinamos, pronto tudo certo, no dia 11 eles vem (Helena e Leleco).
Eis que chega o dia onze, e a visita foi adiada, ufa, td bem, ensaimos mais um pouco e voltamos ao trabalho: vamos falar de cidade.

Um debate politico: a sala foi dividade em dois, como uma pessoa havia faltado ficaram 14 x 14 e um ficou como mediador ao meu lado: Manoel
Formato do debate: 4 minutos de fala, 2 minutos de réplica e 1 de tréplica, com 4 falas para cada lado; quem não respeitasse a fala perderia hum minuto do seu tempo de fala.
Tema: A cidade: um grupo defendia a cidade enquanto outro acusava.

O Debate: transcorreu de forma não esperada, com um envolvimento enorme e com falas muito boas, muito organizadas, as vezes a emoção falou mais alto, mas resumidamente o exercicio foi fantastico e todos estão esperando anciosamente pela volta...

No dia 12, chegou o dia, somente a Helena foi, mas foi muito bom, totalmente diferente do que esperavamos, bem tranquilo, a Helena tentou quebrar o gelo de todos nós (porque eu também estava nervoso), mas foi bem tranquilo e positivo, depois que a Helena nos deixou, começamos a preparar a recepção do Pedrinho do IPJ aliado a um momento de descontração, imagens so mais pra frente...uma prévia:














Ufa.....................

É isso, essas foram as duas ultimas semanas da turma da tarde do PJU na Casa dos Meninos.

Abraços

Fernando Cruz

2 comentários:

  1. Primeiro um teste!
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Ufa, Agora foi!!!!
    E não é que essa história de fazer o registro no blog está interessante. Divertido ver como a vontade de escrever corre solta no teclado pequeno. Vinte e sete teclas para não sei quantas frases!!!! Ler o blog depois que vi o rosto dos jovens tem um sabor mais especial!!
    Há braços, Helena

    ResponderExcluir