quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Todos temos historias...

Olá, vamos a historia de mais uma semana do jovens urbanos na casa dos meninos.

Não vale mais comentar sobre o tempo, porque ta tudo muito louco, mas apesar das reviravoltas do clima, nossa semana seguiu e foi muito boa, vamos a ela.

Na terça feira 26 de janeiro nós demos continuidade a atividade iniciada na semana passada, fiquei de explica-la, aqui vamos nós.

Todos nós possuimos historias, pessoais, coletivas, enfim historias, essas historias não são simples acontecimentos de nossas vidas, elas formam nossa identidade cultural, nos somos aquilo que vivemos, e atraves dessas historias pessoais é possivel encontrar talentos, tendencias, explicações para tudo que nós vivemos.
Existe, apesar do protagonismo juvenil, uma não valorização das historias pessoais desses jovens, sendo assim, como é o objeto desse periodo no nosso planejamento trabalhar a identidade dos jovens com o bairro, fizemos uma atividade chamada Colcha de Retalhos.

Colcha de retalhos propoe que voce trabalhe historias pessoais dos
jovens, historias
sobre o bairro onde vivem e historias que eles achem importantes sobre a cidade, a ideia da atividade é ser realizada com pano, tinta, agulha e linha, como não possuiamos esse material fizemos com papel, caneta, giz e lapís.

Na quinta os jovens colheram historias sobre o bairro, entrevistando moradores da região.

Na terça, os jovens fizeram suas historias pessoais, não havia um limite maximo de historias a serem contadas, mas um minino de 3, eles deveriam pintar cada historia com uma cor que identificasse essa historia, e depois deveriam colar todas as historias aleatoriamente, formando uma colcha de retalhos (em breve fotos), com historias muito fortes e marcantes e outras muito engraçadas.

Na quarta feira fizemos a escolha das produções para o encontro publico do dia 9, e terminamos a atividade da colcha de retalhos com as historias sobre a cidade, divididos em 4 grupos os jovens fizeram 4 historias que os identificavam com a cidade, formando assim as fronhas dessa colcha.

Na quinta feira para terminamos com a conversa sobre identidade assistimos ao filme O Contador de Historias, depois do filme os jovens tiveram o tempo livre para trabalharem nas possiveis produçoes para o encontro publico.

Segue avaliação da jovem Thamires sobre a semana.

"Dia 26/01 na terça - feira

Fizemos uma atividade que cada um tinha que falar sobre uma história da sua infância ou alguma outra história contada por pais ou avós, eu achei muito diferente, tipo relembrar histórias que meus avós me contavam quando eu era pequena foi divertido .
Dia 27/01 na Quarta- feira
Teve escolha de produção e também tivemos que contar algumas histórias da cidade de São Paulo.
Gostei dessa atividade porque algumas histórias contadas por nos podem relembrar alguns acontecimentos, e também pode gerar uma alerta para a população'
Dia 28/01 na Quinta-feira
Assistimos ao filme “O contador de Histórias", eu achei o filme muito real, porque tem algumas partes que falam da violência com adolescentes e crianças e depois do filme teve um ensaio de produção, que ta sendo o maior esforço afinal dia 09 nos está tão longe assim."



Bom assim terminamos o mes de janeiro e quem venha fevereiro.

Abraços

Fernando Cruz

Um comentário:

  1. Que bacana os trabalhos que estão desenvolvendo....parabéns...a intervenção na Paulista foi quase uma exploração, com fotos muito legais junto às obras de arte. O trabalho sempre relacionando identidade e subjetividades é realmente importante e estápresente tanto no depoimento da Thamires quanto na colcha de retalhos.

    Uma sugestão de leitura para a reflexão subjetividades / cultura / identidade: Mircea Eliade.

    Aquele abraço!

    Edson

    ResponderExcluir